Música Filmes Sagas Séries Livros Animes Jogos Moda K-Pop Sentido Oposto Sentido Oposto Contactos Downloads Facebook Tumblr Instagram Twitter

terça-feira, 6 de junho de 2017

13 Reasons Why - Crítica e Spoiler

 A tão prometida publicação espero não desiludir, deixem as vossas opiniões.

Hannah* Para além de muito sensível, é uma adolescente que desde deparada com problemas da vida ao invés de procurar ajuda, isola-se é a sua forma de autodefesa. Muito doce e sempre dando novas oportunidades aos outros para a surpreenderem teve treze vezes esperança e teve todas essas mesmas vezes desilusões. Ao longo da sua vida sonha tê-la no secundária como a da mãe-popular, adorada por todos com um namorado popular e verdadeiros amigos. Sonhava ir a uma festa sem ser gozada. O suicídio no caso dela na minha opinião foi um ato de cobardia alguns dos seus problemas não são justificação para a sua morte; mas os mais graves como a violação e todos os atos abusivos de que foi vítima, e as falsas amizades que que lhe foram fatais aí compreendo porque morreu estava demasiado desiludida, mas mesmo assim, há fitas como a de Ryan, Zach, Sheri que não eram justificação. Compreendo apesar da minha opinião que foi com tudo junto que Backer foi a baixo... Deixar as fitas têm a meu ver duas formas de julgar assustador ela querer assombrá-los, mas faz mal com o Clay que autoculpabiliza sem ter feito nada apenas não assumir que a amava mas ela faz o mesmo; e a outra face é fazer justiça e descansar indiretamente a mãe. Penso que aquelas fitas de cassete têm que chegar aos pais de modo a dar a justificação da morte, mas também lhes vai aumentar a sede de querer vingança de todo o pessoal que matou Hannah e do liceu Liberty. Lembra-te Hannah apenas queria que toda a gente presente nas fitas soubesse, mas os pais também precisam daquelas justificações para seguirem em frente.
Ganha na série o título da mais Bonita, e da pessoa com o interior mais encantador.



As 13 fitas, os 13 porquês ...

1ª fita - Justin Foley 'sedutor'
2ª fita - Alex Standall 'ele que despresou Hannah'
3ª fita - Jessica Davis 'atraiçoou'
4ª fita - Tyler Down 'intrometido'
5ª fita - Courtney Crimsen 'a mais falsa'
6º fita - Marcus Cooley 'possuidor'
7ª fita - Zach Dempsey 'medricas'
8ª fita - Ryan Shaver 'sínico'
9ª fita - Justin Foley 'sem escrúpulos'
10ª fita - Sheri Holland 'mentirosa, pelo o que os outros possam pensar'
11ª fita - Clay Jensen 'orgulhoso'
12ª fita - Bryce Walker 'doentio'
13ª fita - Sr. Porter 'demasiado ocupado para ajudar um aluna'

Justin* O mais giro do grupo dos populares que se atirou á miúda nova da escola. Como todas (principalmente miúdas) sabemos que alguns rapazes são muito estúpidos á beira dos amigos e gostam de gozar com as raparigas que não lhes dão o que querem (também gozam com as que não consideram bonitas corpo, etc), que não são fáceis e com as que são aproveitam-se à farta. Mas uma foto invergonhou a narradora e protagonista da série, partilhada pelos amigos deste jovem mas sem grande impedimento por parte do mesmo. Ele não teve culpa da partilha da foto, mas armou-se à beira dos melhores amigos o que claro levou à primeira desgraça de Hannah. No final arrepende-se de todo o mal que fez, e fica sem Jéssica a sua segunda conquista e a segunda pessoa que desiludiu.



Alex* Juntou se ao grupo, formou o trio e também o destruiu tirando da Hannah a Jess (Jessica). Foi muito imaturo ao abandonar a amiga (Hannah) para 'ficar' com a Jess, num namoro. Posteriormente, o destino fez justiça e esta relação, e acabou. Ficou sem a rapariga que demonstrou ao longo da série gostar a Jessica Davis e a amiga verdadeira Hannah Backer. Nunca negou o mal que lhe fez após a sua morte, e tentou sempre convencer os outros de também colaborarem na versão da verdade nos depoimentos no caso judicial entre os pais de Hannah e a escola Liberty.


(Justin e Alex, namorados na vida real, homosexuais tão sensuais)



Jessica* Eram ambas novas em Liberty (ela e Hannah) então uma das senhoras (acho que era psicóloga) juntou-as achava que ambas formariam a melhor dupla de melhores amigas. Iam juntas até ao Moodies?. Quando Alex (o rapaz novo) entrou no liceu elas decidiram fazer com ele o mesmo que fizeram com elas, formar uma amizade. Mas surgiu um namoro, que excluía do trio Hannah. Cumprimentavam-se, com 'olá' ou um acenar. Acabou o namoro e Jessica dominada pela raiva acusou Backer de ter influenciado Alex por aquilo tudo, e que tinha muita inveja, deu-lhe uma estalada no Monet's. Apesar de ao longo da série Hannah mesmo assim tenta proteger Jess.




Tyler Down* Fotógrafo da Liberty, é um intrometido tenta fotografar tudo e todos para ter as novidades fresquinhas. Tinha uma crush por Hannah e na fita 3 invade a privacidade/intimidade da mesma. Esta sentia-se seguida e muito envergonhada, então pediu auxílio ao próximo porquê.




Coutney Crimsen* No final descobre-se que é uma falsa, e que é lésbica apesar de ela não o querer aceitar. Tem os pais gays e recusava-se a admitir que também era, pois o que os outros pensavam destruía-a 'tu és assim porque os teus pais também são'. A relação que estabeleceu com Hannah foi com a desculpa de descobrirem quem a andaria a fotografar. Naquela noite sozinhas em casa dos Backer, beberam muito e acabaram numa de desafios conduzindo-as a atirarem-se uma a outra e a ter um ínicio de ato sexual, Hannah parou pois ouviu os flash. E Courtney foi embora nervosa, nos dias seguintes foi falsa e acusou Hannah da sua ruína, da foto viral.




Marcus Cooley* Calhou-lhe na lista de namorada de um dólar Hannah B.. Marcavam uma saída à noite ele apareceu uma hora depois com um grupo de amigos. Ele já ia com o intuito de a envergonhar em público e conseguiu. Tentou aproveitar-se dela como não deixou e deu-lhe troco foi-se embora furioso, mas Zach voltou para tentar reconfortá-la. Pessoa muito podre, e aproveitou-se da inocência de Hannah.




Zach Dempsey* É um rapaz que lá no fundo é muito sensível, e faz parecer a Hannah que ele tem uma parte humilde e não é orgulhoso como todos os outros do seu grupo de amigos. Ela também pensava que lhe faltava autoestima e tentou dar-lha, pensou que ele a compreenderia. Lutou pela rapariga que achava corresponder aos seus padrões, mas não era pelo interior. Desentenderam-se. Manteve sempre o seu orgulho, não ligando a princípios.



Ryan Shaver* Falso, finge ficar feliz por ter Hannah no clube das rimas/poesia. Este é dono da revista escolar, e no pós-morte admitiu que publicou poemas da jovem, não eram meros poemas deixados no local de recolha  (o cacifo do próprio).





Festa no novo ano escolar em casa de Jessica Davis (2º ano de Backer na escola)

Justin Foley* Aqui traiu a namorada para não perder um amigo. Fraco e não manteve a posição, afirmando que a namorada era dele; Bryce ajudava-o quando ele saia de casa (mãe tinha homens novos todas as semanas, e era bêbeda). Deixou que ele a violasse, e como ela estava alcoolizada não se iria lembrar do que aconteceu naquela noite. Ela apenas tinha ideia de se ter entregue ao namorado. Mas a realidade é que também foi violada por Bryce, e que Hannah presenciou tudo isto por se ter escondido no quarto da vítima após ter estado com o amado Clay.

Sheri Holland* Foi a boleia de Hannah para casa. Pelo caminho Sheri, foi contra uma placa de sinal STOP. A ideia de Hannah era ligar a uma autoridade para resolver o sucedido. Mas, Sheri que tinha um registo bom sem nenhum erro, queria omitir e conseguiu. Foi fraca, e não soube admitir o seu erro perante o pai que a tinha como menina perfeita.
Posteriormente sabe-se que isto contribuiu na morte de Jeff, e os ferimentos de um senhor de idade (Sheri começou a tratar dele, também para aliviar a sua culpa).



Clay Jensen* Sensível, o rapaz que amou Hannah mas que nunca lhe admitiu. Ficou louco ao ouvir as fitas, imaginava tudo ao mesmo tempo das mesmas. Nunca desistiu da amada. Mas também nunca foi atrás. Hannah disse na fita 11, que ele não foi culpado pela morte dela. Admitiu que não seria o suficiente para um rapaz tão único como o Clay.





Bryce Walker* De todos o mais injusto, o mais nojento. Apenas tem olhos para o seu umbigo. Sem escrúpulos, menino mimado habituado a ter tudo o que quer. Abusa das raparigas, estrupando-as. Sejam namoradas dos seus melhores amigos ou até miúdas metidas nelas próprias, gosta das mais ingênuas ou bêbadas. Quando abusa de Hannah, dá a demonstrar que é uma conquista, tal como os do seu grupo envergonhou-a mas esta foi o pior que lhe dava um prazer inegrumeno. Anteriormente fez isto mas com Jessica, pediu a Justin (obrigou-o em troca da proteção, para quando ele ficava sem a casa Foley ia para a casa dos Walker). Então esta forma de chantagiar, gélida levou a mais um sexo perturbador.




Sr. Porter* Conselheiro/psicólogo da escola Liberty que tentava andar pelo meio da comunidade escolar para ajudar quem andava mal, magoada e revoltado (sintomas típicos da adolescência). Hannah procurou-o, mas ele não a entendeu o suficiente. Não a auxiliou apenas ficou pelo profissionalismo de detetar o que sentia, daqui a culpa. Mas ele não podia adivinhar que ela estava num estado tão avançado de solidão. Dava a demonstrar, disfarçava quase sempre. E aqui acabam as 13 razões.




Lainie Jensen* Mãe preocupada com a sanidade do filho que era um aluno e miúdo fantástico que tinha como confidente a mãe. Advogada que no processo Backer - Liberty vai defender a escola, mas Clay tenta desviar a mãe desse enredo. Ama o filho a cima de tudo e todos, mostra que faz qualquer coisa por ele.



Andy Backer* Marido que começa a apoiar a sua mulher quando vê que o mundo realmente desabou, após a morte da filha descobre que é melhor saber porque ela se matou do que viver numa mentira toda a vida. Ele e a mulher são realmente apaixonados um pelo outro.



Mrs. Backer* Um exemplo de mulher e de mãe, que luta pela filha mesmo que morta ela quer saber tudo, porquê o suicídio. Tentam enganá-la mas ela não se deixa ir, Hannah tinha poucos amigos (2?) não era suficiente, e o restante eram todos falsos.



Tony Padilla* O responsável pelas fitas, e fez cumprir tudo o que Hannah queria. Defendeu-a, e caso a pessoa deixasse de ouvir as fitas elas seriam divulgadas de forma pública. Tony é gay, e é o melhor amigo de Clay. Rapaz sensível e protetor.



Jeff Atkins* Vítima do que a Sheri fez, aquela placa de sinal stop foi mortal. Era um dos melhores amigos de Clay e atualizava-o, ajudava-o a ser um vinga 
amor. Ganhar jeito com as raparigas.



 Que a segunda temporada não estrague a emoção a que nós fãs estamos habituados pela série. Queremos suspense, surpresas e revelações. 💜

2 comentários: