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segunda-feira, 1 de julho de 2019

Perfect Blue

Olá de novo pessoal!
Hoje estou aqui para vos falar deste filme que sem sombra de dúvidas foi um dos melhores que vi até hoje.


Perfect Blue é um filme 1997, de suspense psicológico, dirigido por Satoshi Kon, e baseado no romance do mesmo nome de Yoshikazu Takeuchi. 

Neste filme, Mima Kirigoe é uma cantora pop japonesa razoavelmente popular, membro do grupo CHAM, que decide se tornar uma atriz num filme policial, que envolve histórias de homicídio um quanto pesadas e carregada de sexualidade. Mima passa por dificuldades no papel que lhe é atribuído, mas o seu senso de obrigação para com seu grupo (que acompanhou esta mudança) acabapor fazer com que siga em frente, além de seu desejo de não querer ser limitada pelo fato de ser uma idol pop.
Porém, após filmar uma cena muito intensa de estupro, Mima começa a apresentar sinais de colapso mental, perdendo assim a sua noção do tempo, tendo alucinações e sentindo-se desligada da realidade, além de ter a sensação de estar a ser seguida por um homem misterioso. E então as pessoas começam a morrer.


O final do filme, ainda te faz pensar sobre o quão atual ainda é. É impossível ver o filme sem perceber a similaridade da transformação de “idol pop” para uma atriz “a sério”, que parece refletir as transformações que vimos em diversas mulheres jovens, que tiveram de lidar com o estrelato em sua carreira.
Alguns exemplos são, Britney Spears, Christina Aguilera, Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez,etc. Todas vieram de um sistema que queria que fossem puras, mas sensuais – sexualizadas, mas de uma forma velada, brincando com a vontade masculina muito mais do que honestamente abraçando a sua sexualidade. Não é surpreendente que quase todas essas mulheres tenham feito algo “ousado” ou “sexy” para afastar essa imagem. Britney e Christina tiveram suas fases “Slave 4 u” e “Stripped”. Miley teve a era “Bangerz”, e Selena Gomez teve a sua relação com Justin Bieber.
Um dos principais pontos no filme é o fato de que a maioria dos fãs de CHAM é composta por homens. Isso é tão esquesito, porque existe um imaginário coletivo de que os grupos de garotas, especialmente na música pop, têm uma base de fãs feminina, mas no filme você percebe que as pessoas discutindo sobre CHAM e Mima são em sua maioria homens. Há pouquíssimas mulheres no filme: Mima,a sua agente Rumi, sua co-estrela na série, e as ex-colegas de banda, Yukiko e Rei.


As suas roupas durante o tempo de CHAM consistem em um vestido rosa com um arco no cabelo, todos indicadores de sua inocência, enquanto a cena do estupro causa um senso comum de que ela é “suja” e “pervertida”. Ainda, a cena que supostamente a faria parecer uma atriz séria e madura, acaba por ser absolutamente emblemática sobre a forma como apresentamos o estupro em histórias do tipo. A sua agente afirma no filme que “Jodie seiláoque” fez uma cena de estupro coletivo, em referência a Jodie Foster em Acusados, cena considerada a sua estreia em papéis adultos após diversos trabalhos em outro estilo.


Mima queria ser vista como adulta, o que naquele momento significava ficar nua. É algo que a incomoda, mas que ela parece sentir já ter ido longe demais para voltar. Além disso, ambas as indústrias são conhecidas por descartarem pessoas assim que passam a não atender a uma imagem desejada. Essa é a experiência de Rumi, que antes de ser uma agente tinha sido uma idol, sem contar que após a saída de Mima, CHAM acaba por se tornar mais popular. E a personagem está a ficar cada vez mais velha, sentindo que tem menos espaço naquele mundo. Nna sua transformação, Mima não se pode transformar por conta própria, e acaba por ser envolvida por tudo o que mundo fala sobre ela, fragmentando sua identidade enquanto tenta satisfazer a todos – com exceção de si mesma.
A cultura das Idols é mergulhada em sexismo, especialmente em relação às estrelas femininas, especialmente hoje com a ascensão do K-Pop. A Public Radio International publicou um artigo que explica como as idols possuem uma expectativa de “imagem virginal” para terem sucesso, apesar de ao mesmo tempo serem tratadas como objetos sexuais.

A página Filmed in Ether também publicou um artigo intitulado de “Sexismo, Seifuku e Irmandade”, debatendo o documentário Tokyo Idols, de Kyoko Miyaki, e o filme “Japanese Girls Never Die” de Daigo Matsuki. A autora do texto demonstra como ambos trazem à luz a misoginia enraizada na cultura japonesa, especialmente na questão da submissão da mulher ao homem. Um dos produtores musicais afirma no documentário que “os homens japoneses sempre valorizaram a pureza nas mulheres. Hoje, a cultura das idols alimenta-se disso, venerando a virgindade. Existe um medo do que possa acontecer quando a pureza acabar – medo que as meninas possam se tornar mulheres fortes”.
Essa idolatria é pesada em Perfect Blue, e apesar de o filme ter sido lançado antes de “Baby One More Time” de Britney Spears, ele tragicamente desenha como esse tipo de pressão pode afetar uma mulher aos olhos do público. Ele acontece antes da universalização da internet, mas ainda assim, consegue demonstrar como a interação entre celebridades e fãs pode ser danosa para alguém.


Se tiverem a opurtunidade de ver este filme, vejam, eu antes de ver não sabia o que esperar, este filme foi me recomendado por uma amiga que disse que o filme era interessante e que eu o deveria ver. Depois de o ver refelti muito sobre a mensagem que o mesmo passa e posso dizer que para além da animação, da história e tudo o mais, é um filme que podemos aplicar em várias situações hoje em dia,  não só com artistas, mas também com algumas influencers, neste caso não estou a falar de maneria especifica, mas o que sinto as vezes é que algumas para terem ou mais likes ou mais views, fazem coisas que eu olho e me questiono o porquê de estarem a fazer o que fazem. Sei que posso meio que estar a fugir ao tema do filme, mas ao meu ver acho que faz algum sentido porque estamos a falar do que a pessoa era antes da pessoa que é agora e que vai até aos extremos para conseguir ou mais likes ou mais views.

Por fim, depois de verem o filme recomendo este vídeo que vou deixar aqui que explica o porquê da cor vermelha usada no  filme. Ultimamente sempre que vejo um filme ou assim reparo sempre na maior parte das cores que são mais utilizadas, as vezes não quer dizer nada, mas em filmes como este acho que podem ter um significado por detrás. Por isso se tiverem com curiosidade aconselho a ver mesmo este vídeo!

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