Música Filmes Sagas Séries Livros Animes Jogos Moda K-Pop Sentido Oposto Sentido Oposto Contactos Downloads Facebook Tumblr Instagram Twitter

segunda-feira, 31 de julho de 2017

15 curiosidades sobre One Piece que provavelmente não sabias

Desta vez sou eu que vos trago uma semana diferente e esta semana é a Anime Week , e para começar trago-vos hoje 15 curiosidades sobre One Piece.

Aviso: Contém Spoilers


1~ Armani Exchange desenhou roupas para as personagens.

Isso mesmo, a Armani Exchange desenhou roupa para algumas personagens desta franquia. Isto porque em 2009 a empresa de Giorgio Armani, uniu "forças" com a Toei para promover o 10º filme de One Piece (One Piece: Strong World). Luffy foi a primeira personagem a aparecer na capa da revista de moda japonesa Men's Non-no,na altura em que esta fazia 24 anos,sendo que foi também a 1º vez que Oda fez um design para a capa duma revista.
Esta parceria voltou em 2012 para o lançamento de One Piece Film Z, só que desta vez a roupa que os personagens usavam foram selecionadas pelo próprio Oda, Sendo estas roupas disponibilizadas para compra.


2~ Referências históricas de piratas.

Para aprofundar as personagens, muitas das personagens são baseados a piratas da vida real.
E para começar temos logo de início o Gol. D. Rogers, sendo que a sua declaração e execução foram baseadas no pirata francês Olivier Lavesseur.
O pirata Edward Teach ( Barba Negra) também serviu de referência para a personagem Marsall D. Teach, assim como o personagem Edward Newgate.
Bartholomew Roberts serviu também de referência para o personagem Bartholomew Kuma.
Mas não pode-mo-nos esquecer das personagens femininas, pois temos personagens como a Capitâ Alvida,sendo esta baseada na pirata Alwilda e a personagem Capitã Jewelry na pirata Anne Bonny.


3~ Está no Guiness Book tendo o maior recorde mundial de vendas.

One Piece não foi só o mangá mais vendido de todos os tempos, como também a Guiness Book of World Records reconheceu Oda como tendo o maior número de cópias publicadas da mesma série de Banda Desenhada por apenas um autor em 2014. Nessa altura One Piece tinha vendido 320.866.000 unidades entre Dezembro de 1997 e Dezembro de 2014. E mesmo até agora o mangá excede mais de 416 milhões de cópias por todo o mundo.


4~ Memoriais de personagens na vida real.

Durante toda o anime há momentos tristes e mortes trágicas e dois desses piores momentos foram no Arco de Marineford, quando dois personagens adorados (Barba Branca e Ace " Punho de Fogo") morrem na missão de tentativa de resgatar Ace. Estas mortes emocionaram o fandoom do mangá do mundo todo e tanto no mangá podemos ver estes piratas, "pai" e "filho", um ao lado do outro e nos seus túmulos alguns dos pertences.
A Universal Studios Japan , em 2013, trouxe esta imagem para a vida real no evento One Piece Premier Show que acontece anualmente. Ainda incluíram uma área de audição onde os fãs podiam ouvir os dois personagens a falarem algumas das suas frases mais famosas.


5~ Inspiração na Literatura Clássica.

Mesmo que as primeiras e principais inspirações de Oda vieram de facto dos seus mangás de infância e de desenhos animados, ele também encontrou muita da sua inspiração na literatura clássica do mundo todo. O design da Prisão de Impel Down espelha-se fortemente nos Nove Círculos do Inferno representados pelo poema do século XIV de Dante Alighieri, no livro “A Divina Comédia”. Ambas as estruturas retratam diferentes graus de tortura e punição com base na gravidade dos crimes dos prisioneiros.

Outra referência é o vilão e ex-líder da guerra Donquixote Doflamingo, que tem várias conexões com o engenhoso “Dom Quixote de La Mancha”, livro de autoria do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Oda também inspirou-se na mitologia grega para fazer as irmãs Górgonas e as amazonas da ilha da Imperatriz Pirata, Boa Hancock. Além disso, o amigo/irmão de infância de Luffy e Ace, Sabo, usava como assinatura um chapéu grande e um cachecol enrolado, relembrando bastante o personagem Artful Dodger, pertencente ao clássico “Oliver Twist”, de autoria do famoso Charles Dickens.


6~ A história originalmente iria durar 5 anos.

A jornada dos piratas foi o trabalho da vida de Oda. O seu compromisso em criar a maior parte da arte levou a um cronograma muito exigente. De acordo com a Kotaku, Oda afirmou que se levantava as 5 horas da manhã e trabalhava até as 2 horas da manhã do dia seguinte. Sem férias e feriados.
Foi uma mudança e tanto dos planos iniciais que Oda tinha para o mangá. No passado, ele afirmou que o mangá iria ser concluído em 2002. Ele também já tinha um final planeado! No entanto, como ele continuou a desenvolver mais personagens, batalhas e aventuras, a história tomou uma vida própria. Além disso, com as recentes afirmações do autor sobre a história atual estar em torno de talvez 70% do total do enredo, ainda temos um longo caminho a percorrer até o fim.
E este ano a franquia completou 20 anos.


7~ Os primeiros desings das personagens. 

Da mesma forma que acontece com qualquer história em desenvolvimento, certos elementos da trama e dos personagens sofrem algumas mudanças nos estágios iniciais. No caso de One Piece, vários personagens foram desenhados em estilos que contrastam muito com seu aspecto final. Por exemplo, o personagem de Chopper foi originalmente desenhado com uma aparência de rena mais realista e que carregava uma espada. O site Comicbook noticiou que numa entrevista com a Shōnen Jump, Oda revelou: “Se eu projetasse como eu inicialmente planeava, ele seria apagado pelos outros personagens (as pessoas não veriam a sua singularidade), então, finalmente, eu tornei-o menor e mais bonito”.
Outros personagens com origens variadas incluíam uma Nami com braço mecanizado e um enorme machado de batalha; além de Zoro como um caçador de piratas e guarda-costas para o Buggy. No entanto, muitos dos seus planos de personagens teve que ser mudado graças a um mangá concorrente


8~ A saga de One Piece originou-se através de duas one-shot.

À medida em que Oda continuava a trabalhar na Weekly Shonen Jump, ele começou a desenvolver as suas habilidades como um artista de mangá. Trabalhou como assistente no Suizan Police Gang, Jungle King Tar-chan e Mizu no Tomodachi Kappaman. Ele também foi citado como uma grande influência enquanto trabalhava em Rurouni Kenshin com o artista Nobuhiro Watsuki.
Depois de trabalhar em projetos com artistas notáveis, Oda finalmente criou a série one-shot “Romance Dawn“. Era um enredo que Oda originalmente criou ainda em tempo de escola, e nessa série de 1996 ele representava o personagem Monkey D. Luffy como um líder, com seu chapéu de palha e personalidade agitada.
Quando Oda desenvolveu e publicou One Piece em 1997, ele manteve o nome “Romance Dawn” em homenagem às raízes da história. Esse nome serviu como título para o primeiro capítulo da série e o primeiro volume do mangá.


9~ Conflito com o mangá de Naruto.

Após o lançamento de “Romance Dawn“, Oda trabalhou para desenvolver completamente as aventuras de Monkey D. Luffy e sua equipa. E como dissemos anteriormente, enquanto ele manteve alguns elementos da história original, também acabou desenvolvendo novos personagens. Um desses personagens era o cozinheiro da trupe, conhecido como Sanji da “Perna Negra” – como ele acabou por ser nomeado. Quando ele foi criado, Sanji na verdade  chamava-se Naruto. No entanto, o “rival” de Oda, criador de Naruto, Masashi Kishimoto, acabava de desenvolver sua série com o mesmo nome e publicava-a em 1997. Tendo ouvido falar de seu desenvolvimento, Oda decidiu mudar o nome do personagem para evitar confusão.
Mesmo com essa alegada “rivalidade”, os dois artistas respeitavam-se mutuamente. Quando Kishimoto publicou o volume final de Naruto, ele desenhou o símbolo dos Piratas do Chapéu de Palha na bandana da estátua Hokage de Naruto – no capítulo 700 do mangá. Como resposta à homenagem e como um adeus final a série do ninja no seu encerramento no ano passado, Oda adicionou toneladas de referências a Naruto na capa do capítulo 766 de One Piece. Essas referências incluíam os símbolos de Konoha e do clã Uzumaki. Luffy estava comendo ramen (o prato favorito de Naruto) com uma figura sentada à sua frente que claramente relembra o próprio Naruto. A sua mensagem final para Kishimoto foi: “Meu amigo e rival, obrigado por 15 anos de serialização sincera!! Kishimoto-san, Otsukaresama (que significa, basicamente: “estás cansado porque trabalhas-te bastante, obrigado e bom descanso”)” Foi uma forma bem bonita de reconhecer o esforço do colega e dizer que apreciou seu trabalho até ali.


10~ Dragon Ball foi a maior inspiração de One Piece.

Durante o seu crescimento, Oda encontrou inspiração em muitos de seus mangás e desenhos animados de infância. Entre seus favoritos estava Vicky the Viking, uma série de televisão animada dos anos 70  –  que despertou seu interesse por histórias de piratas. No entanto, em termos de mangá, Oda foi um grande fã de Akira Toriyama e de todo seu trabalho, incluindo  Dr. Slump e, claro, o anime extremamente popular: Dragon Ball.
Muitas vezes citada como uma influência para muitos escritores de mangá bem conhecidos, incluindo o criador de Naruto, Masashi Kishimoto ,e o criador de Bleach, Tite Kubo, o personagem Goku da Dragon Ball tornou-se uma inspiração para a Oda também. Desde que One Piece estreou em 1997, Oda tornou-se um bom amigo de Toriyama e eles até colaboraram nalguns projetos juntos. O mangá Cross Epoch tornou-se o primeiro crossover para One Piece e retratou os personagens de seu mundo combinados com o universo de Dragon Ball.


11~ Oda começou a sua vida de artista para evitar um "trabalho real"

Muitos quadrinistas e mangakas começaram suas carreiras por causa de sua paixão por desenho e storytelling. Embora as suas carreiras geralmente não deem início nos seus campos preferidos, um dia eles encontram seu caminho na arte, fazendo exatamente o que gostam e o que bem entendem das suas histórias. Para Eiichiro Oda, no entanto, ser um artista de mangá foi a sua única escolha na vida. E de acordo com uma entrevista no One Piece Blue: Grand Data File, Oda afirmou ter querido se tornar um mangaka aos 4 anos para evitar ter que correr atrás de um “trabalho de verdade”.
Tornando-se mangaka, Oda desenvolveu as suas habilidades ao longo dos anos e criou várias séries nos seus anos adolescentes tardios. A sua primeira série, Wanted!, conquistou vários prêmios e ficou em segundo lugar no famoso Prêmio Tezuka. Após este reconhecimento, Oda obteve seu primeiro emprego na Weekly Shonen Jump.


12~ Conexão com a cultura Pop.

Ao longo dos anos, como já podemos percebemos, a inspiração de Oda veio de muitas fontes fora do mundo dos mangá também. Enquanto influenciado por figuras históricas e clássicos literários, ele também conseguiu incorporar aspectos da cultura popular.
Uma das homenagens mais facilmente reconhecidas em One Piece pode ser encontrada na personagem Emporio Ivankov. Não se pode negar que os aspectos físicos e os maneirismos de Ivankov são um reflexo direto do personagem Dr. Frank-N-Furter, do clássico “The Rocky Horror Picture Show”, interpretado originalmente pelo ator Tim Curry.
Oda também mencionou Tim Burton e Quentin Tarantino entre os seus diretores favoritos, e O Estranho Mundo de Jack como um dos seus filmes favoritos. Os aspectos mais assustadores tanto de Burton quanto do seu trabalho podem ser vistos no Arco de Thriller Bark. Para além disso, o uso de zombies e “Thriller” no título da ilha provavelmente esta conectado à música e ao vídeoclipe de “Thriller”, do rei da Pop, Michael Jackson.
Um usuário do DeviantArt, SATOart, compilou uma lista de personagens que pensa que Oda se inspirou para fazer o character design.


13~ Restaurantes, exibições e parques temáticos dedicados a One Piece.

Para quem é fã de One Piece ficará feliz por saber que pode viver o seu anime favorito além do mundo dos mangás, anime e numerosos filmes. Se, claro, estiver disposto a fazer uma viagem ao exterior, pode imergir completamente no mundo de One Piece.
No Japão, pode-se visitar o evento “Universal Jump Summer” da Universal Studios Japan, que tem incluindo atrações baseadas em One Piece, Dragon Ball Z, JoJo’s Bizarre Adventure e Gintama desde o dia 30 de junho deste ano. Também pode desfrutar dum espetáculo ao vivo de One Piece e passear pessoalmente na versão em tamanho real do barco Thousand Sunny na Laguna Ten Bosch One Piece, que fica em Gamagori, também no Japão. Este parque também possui os túmulos de Ace e pro Barba Branca, que falei anteriormente.
Mas, se One Piece é o seu único foco, viaje para Minato-ku, Tóquio, e vá visitar o campo de tênis Tokyo One Piece Tower. O parque contém esculturas, restaurantes temáticos e jogos para os fãs aproveitarem. Também pode visitar as réplicas do interior dos navios, recreações de grande escala de cenas icônicas da sua jornada e participar num espetáculo ao vivo de One Piece!


14~ Easter Eggs.

Oda é famoso por esconder easter eggs em todos os mangás de One Piece, com muitas dessas referências também no anime. Uma das mais reconhecidas é a aparição recorrente de Panda Man.
Oda originalmente criou os personagens da história quando era adolescente e submeteu esse seu projeto ao mangá Kinnikuman do duo de mangakas conhecidos por Yudetamago. Felizmente, o personagem foi selecionado e usado no mangá. Desde então, Oda tem usado essa personagem bem discretamente (ou não) nas páginas do seu mangá.
Outros personagens de easter eggs incluem a Panda Woman, o Tomato Gang e o Unforgivable Mask. Também incluiu marcas de ficção que ele criou, incluindo Criminal, Doskoi Panda e Cyberpanda. Estas marcas e títulos são muitas vezes exibidos nas lojas da ambientação ou até mesmo nas roupas de vários personagens.
Como discutido anteriormente, Oda prefere um “toque subtil” quando vai fazer referências para outros artistas de mangá em One Piece. No entanto, ele gosta de incluir-se si próprio no seu trabalho também. Oda já colocou o seu próprio nome e seu trabalho em livros aleatórios na série.


15~ Luffy é um dos embaixadores do Japão nos Jogos Olímpicos de 2020.

Talvez isto não seja uma curiosidade, mas para quem não reparou ou ainda não tomou conhecimento, Luffy será um dos embaixadores das Jogos Olimpícos de 2020,  com mais outras personagens de outros animes e jogos, entre os quais Sailor Moon, Astro Boy, Shin-Chan, Naruto, Jinbanyan de Yõkai Watch , Goku e Cure Miracle e Cure Magical de Maho Girls Precure, estes vão se encontrar nas mercadorias e itens promocionais dos Jogos Olímpicos.
Fiquei surpreendida quando vi isto pela primeira vez porque quando anunciaram que ia ser no Japão nos Jogos Olimpicos que ocorreram no Rio de Janeiro no ano passado, pois eu lembro que o primeiro ministro do Japão apareceu como Mario e aí eu pensei que o Mario seria o "mascote" dos Jogos, mas aí enganei-me quando descobri isto.




Já sabias dalguma destas curiosidades? Se não sabias diz-me qual mais te surpreendeu ou se já sabias de alguma. E assim foi o nosso 1º dia da nossa Anime Week!

Sem comentários:

Enviar um comentário